terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Então... Eu comprei um Kobo

Pois muito bem!!!! Como você podem ver pelo titulo, eu comprei um Kobo.
Digo que foi grande a minha duvida, pesquisei bastante antes de adquirir, mas vamos por partes....

O que é um Kobo?

O Kobo é um e-reader. Serve para você armazenar livros na memoria dele e carregá-los para onde quiser.

Só existe o Kobo de e-reader?

Não. Kobo é uma das marcas existentes no mercado. As mais populares são a Kobo e o Kindle.

Não é mais fácil ter um tablet?

Depende. A concepção dos aparelhos são diferentes, apesar de fisicamente serem similares. (hein?!). O tablet ele é basicamente feito para ter acesso "livre" a internet (seja por Wifi ou 3G) e uso de aplicativos (inclusive aplicativos de leitura). Porém ler o tablet causa "cansaço" na visão devido ao forte brilho, é impraticável fazer leitura num tablet no sol, por exemplo, e também há a questão peso, principalmente para grandes tablets ou até mesmo o Ipad. (segure um Ipad com um a mão só para você ver como é bom).

Me explica direito o tal do e-reader?

Bom o e-reader é unica e exclusivamente feito para leitura. Principal diferença entre o tablet e o e-reader é a tela. Os e-readers possuem tela fosca, sem brilho próprio, com uma leve textura que lembra um papel. Por conta disso seus olhos não cansam quando você passa a fazer leitura nesse tipo de tela. Pelo fato da tela ser fosca, é possível fazer leitura neles em qualquer ambiente.  Como são feitos para leitura usam tecnologia diferentes(são processadores mais leves, componentes diferentes etc) são extremamente leves, no caso do Kobo pesa 185g! tamanho, peso e ergonomia, para você poder fazer leitura tranquilamente.

Kindle ou Kobo?

Vai de cada um. Não estou aqui para decidir por ninguém o que comprar, qual comprar e por que. Mas estou fazendo tudo isso porque antes de escolher o meu, eu pesquisei tudo isso que eu postei aqui antes, por muitas e muitas vezes. Principal diferença entre Kindle e Kobo é que o Kindle é da Amazon, e por isso só é possível comprar e-books pela Amazon. O Kobo já permite que você compre livros em qualquer livraria que achar melhor, apesar do Kobo ser vendido exclusivamente na Livraria Cultura aqui no Brasil, ele te dá essa opção. Vai de cada um, pois vocês sabem, tudo dá-se um jeito na vida e há pelo mundo a fora da internet Cracks que possibilitam você ler um livro comprado fora da Amazon no Kindle e livros da Amazon no Kobo. Mas isso não vem ao caso.

E como é o tal do Kobo?

Como disse, ele é vendido exclusivamente na Livraria Cultura aqui no Brasil, e até o momento temos disponível três versões: O Kobo mini, kobo touch (primeiro a ser lançado) e o kobo glo (o modelo que escolhi). O Kobo mini vem com a proposta de ser mais "portátil" ainda, tem tela de 5 polegadas, não possui slot para cartão micro Sd como os outros, porém o preço é mais amigo. O Kobo Touch e Kobo Glo são praticamente iguais, o que muda é o acabamento na parte traseira, o Kobo Glo é ligeiramente mais "baixinho" que o Touch e a principal diferença, com o Kobo Glo é possível ler no escuro! Sim, ele tem opção de iluminação própria. É uma iluminação totalmente confortável para se fazer leitura sem forçar os olhos. Eu Camila escolhi o Glo por conta de que a diferença de preço entre o Touch e o Glo é de R$50,00, então, já estou comprando, já vou gastar, então vamos de Glo.

O que você acha dos preços do Kobo no Brasil?

Ah! é razoável... Poderia ser melhor, mas eu acredito que o público que os e-readers atinge é um público que tem mais "ciência" do que gasta e de como gasta. Uma pessoa que se dispõe a comprar um e-reader já está acostuma a gastar "bem" com livros e coisas do tipo. E também não é tendo um e-reader por sei lá R$ 20,00 (chutei mesmo o pau da barraca) que vai fazer a população brasileira inteira a ler mais. (infelizmente). E também não quero dizer que o resto da população não sabe como gastar, pelo contrário, sabe gastar, mas com outros interesses.

Como está sendo a sua experiência com o Kobo?

MARAVILHOSA! É claro que nada substitui a sensação de pegar um livro novo, seu cheiro e textura e claro não deixarei de comprar livros em papel. Mas afinal, quais são suas intenções com o Kobo Camila? Simplesmente é que:
1 - Vou ler no Kobo primeiro, se eu gostar do livro, eu compro o físico para minha linda coleção.
2 - Minha estante esta começando a ficar pequena, por um lado isso é bom, mas por outro não e não quero deixar meus livros todos socados por aí.
3 - Posso ler o livro que quiser, levar para onde quiser, sem me incomodar com o tamanho/peso do livro.
4 - Posso carregar VÁRIOS livros em 185g!!!! 
5 - O Kobo é ergonomicamente bom, então independente do livro, sempre vou poder segurar do jeito que eu melhor me adaptar, sem forçar mãos, dedos, pulsos etc.


Considerações Finais

Estou muito feliz com meu Kobo e com certeza foi um investimento muito, mas muito bem sucedido. Quero deixar claro que pesquisei muito antes de realizar a compra, e também eu não estou aqui para te induzir a comprar um Kobo, ou para falar qual e-reader comprar, mas quero compartilhar com vocês toda a minha história com a compra do e-reader.
Por muito tempo eu "desprezei" os livros digitais, pois ler no computador é muito ruim, não gostei de ler no tablet, e por isso me deliguei dessa onda de e-readers, mas quando eu testei um e-reader pela primeira vez, nossa, tudo mudou na minha cabeça! rsrsrs 
E digo mais, e-reader é para quem gostar de ler, agora se você não faz esse tipo e lê no máximo 1 livro no ano, tudo bem também, quando você precisar de um livro, abra no tablet mesmo que você será muito feliz mesmo! Há vários aplicativos de leituras mundo afora que não vão te deixar na mão.

6 comentários:

  1. Nossa! Fique mais em dúvida.
    Estou justamente nisso Kobo x kindle heheheh.
    Até agora o Kobo tá ganhando. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom é difícil falar, compra esse ou compra aquele, porque cada um é cada um e digo que por muito tempo o Kindle para mim estava ganhando srsrsrs acabei escolhendo o Kobo porque muitos livros nacionais só tem em formatos que o Kindle não lê... apesar de eu apreciar muito a literatura internacional, sempre eu estou com um livrinho nacional, e comecei a achar que ia dar muto trabalho ficar convertendo... mas como eu disse vai de cada um. Como eu não tenho um kindle para testar bem, não tenho como falar nada sobre ele, mas até o momento não tive nenhuma decepção com o Kobo. Bjos e obrigada pela visita

      Excluir
  2. Muito útil! Deu até vontade de comprar um *-* rs

    http://webcalcinha.blogspot.com.br/2013/02/livre.html

    Bjsss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem útil mesmo! Eu estou amando!
      Obrigada pela visita e pelo comentário! Bjos

      Excluir
  3. Olá, ganhei um kobo glo do maridão a duas semanas, e estou amando. Minha unica reclamação até agora é a falta de capinhas para carrega-lo por todo lado, não gostei da que estava disponível na livraria cultura, e estou tentando inventar uma aqui para mim. Como você esta fazendo para carregar ele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina Berti! Que presentão hein?! Realmente a falta de capinhas diferentes é muito chato. Bom não teve muito o que fazer e para não ficar sem capa eu comprei a capinha neoperene que vende na livraria cultura mesmo. Bonita ela não é, mas pelo menos protege dentro da bolsa. Eu vi uma legal no mercado livre, mas não comprei porque já tinha gastado bem so no Kobo rsrsrs. Da uma olhadinha lá no ML para ver se vc gosta. Obrigada pela visita e pelo comentário! #loucasporcapinhasparakobo

      Excluir